O Yeasys dCares é uma plataforma de controlo de errantes que permite alcançar um alto nível de segurança e controlo, evitando que o utente se sinta vigiado, uma vez que este sistema não é intrusivo.
Trata-se de um sistema de alta tecnologia RFID baseado na identificação de pessoas à distância, de modo a permitir controlar utentes com algum tipo de dependência, como os portadores de Alzheimer ou outro tipo de demência, evitando que estes se percam, fujam ou cheguem a sofrer algum tipo de acidente.
Deste modo, é possível gerir e controlar as saídas, as portas de emergência, os elevadores, as escadas, os corredores, os quartos, e saber exactamente a localização de cada utente.
O seu funcionamento é extremamente simples, cada utente traz consigo um dispositivo RFID (Tag activo) com uma identificação única que permita identificá-lo de forma inequívoca no caso de produzir-se uma ocorrência de alarme. As zonas seleccionadas para controlo irão dispor de um sistema de leitura, dispositivo de alerta, que permitirá controlar os movimentos do utente portador de um Tag. No caso do utente passar nas zonas controladas, é produzido um alarme, a central receptora é notificada, e desencadeia uma série de acções pertinentes, entre elas o envio imediato de uma SMS para os telefones móveis aptos para o objectivo.
O Yeasys dCares, sendo baseado em RFID, permite estabelecer protocolos de actuação para cada situação especifica, dependendo do utente detectado e da sua localização.

Os sistemas baseados em RFID activo são recomendados para serem implementados em residências geriátricas, hospitais, centros de dia. Desta forma, evita-se que os utentes portadores de algum tipo de demência e/ou com graves problemas de orientação, possam sair do edifício controlado e se percam, supondo um risco elevado ao seu bem estar e integridade física. Estes sistemas também podem ser aplicados em escolas, creches ou centros de lazer.

As principais vantagens dos sistemas de controlo de errantes baseados em tecnologia RFID com tags ativos são as seguintes:
– A posição dos utentes ou sua proximidade às saídas ou outras zonas de risco, pode ser sempre controlada de forma efectiva e segura.
– Mediante o RFID activo os utentes são tratados com discrição e respeito, evitando que se sintam enclausurados ou prisioneiros, já que se eliminam as barreiras físicas mais perceptíveis.
– O controlo de errantes é um sistema fiável e seguro, dando uma maior tranquilidade aos familiares, e facilitando o desempenho da equipa de prestadores de cuidados.
– A equipa de cuidadores pode usar os tags para estar sempre localizável, permitindo gerir de forma eficaz e eficiente as situações de urgência.
Existem diferentes formatos de tags ativos, pelo que se pode utilizar o encapsulado que mais se adapte às necessidades da aplicação ou do utente. Estes activam os sistemas automáticos, como alarmes, envios SMS, bloqueio de portas, activação de protocolos de emergência.
Os sistemas de controlo de errantes baseados na leitura de tags evitam situações limite e de consequências nefastas para os utentes, e fazem-no de forma eficaz e segura, salvaguardando o utente, e com a total discrição e respeito devido aos seus usuários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *